Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)
O resultado preliminar do teste de conhecimento do processo seletivo para conselheiros tutelares de Santa Maria foi divulgado hoje.
Aqueles candidatos que acertaram 50% das questões da prova foram aprovados. Dos 47 que realizaram o teste, cinco não atingiram a porcentagem mínima. O prazo de recursos começa nesta terça-feira e segue até quarta. Eles devem ser pedidos junto à Casa dos Conselhos, que fica na Rua dos Andradas, 1.465, no centro. Confira o resultado aqui.
A previsão dada pela Secretaria de Desenvolvimento Social é de que a lista definitiva dos aprovados saia a partir da próxima semana. Será feita a divulgação, também, da lista dos candidatos aptos a participar do processo de voto.
Em 23 de agosto, às 17h30min, na Secretaria (Rua General Neto, 504, no Centro), será feito o sorteio do número do candidato para o processo de eleição. A partir desta data, os candidatos estarão liberados para começar suas campanhas. Em 6 de outubro, ocorre a eleição. Os locais e horários de votação ainda serão divulgados. Os 15 mais votados passarão a ocupar as vagas de Conselheiros Tutelares na cidade. Os demais ficam como suplentes.
Fila para entregar currículo para vagas da Havan se estende por 4 quadras
Processo seletivo
O processo de seleção dos conselheiros começou em abril deste ano, com o registro das candidaturas e a entrega de documentação, e encerra-se em outubro com as eleições. Confira as etapas:
- Registro da candidatura e entrega dos documentos em abril (mais de 60)
- Análise da documentação, homologação e impugnações
- Avaliação de aptidão mental e psicológica
- Curso de formação de conselheiros tutelares na Ulbra (que ocorreu de 24 a 26 de julho)
- Teste seletivo de conhecimento (dia 5 de agosto)
- Campanha (a partir do dia 23 de agosto)
- Eleições (dia 6 de outubro)
- Posse (dia 10 de janeiro de 2020)
Atuação
O Conselheiro Tutelar permanece no cargo por quatro anos. Após esse prazo, um novo processo seletivo é feito. Entre os pré-requisitos para registro de candidatura, estão Ensino Médio completo e pelo menos dois anos atuando em áreas de proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria